quarta-feira, 17 de agosto de 2011

AÇÕES DO CORPO DE BOMBEIROS AJUDAM A EVITAR ACIDENTES


Por Jabs Barros (José Augusto)

Muito se fala dos acidentes e incêndios em edificações, instalações e locais de risco. Porém, o que pouco se veicula são as ações que impedem que esse número aumente. A referência se faz aos serviços de vistoria que são realizados pela Diretoria de Serviços Técnicos (DST) do Corpo de Bombeiros de Alagoas. Através desse setor, muitos acidentes são evitados, já que as construções passam por análises detalhadas de suas reais necessidades para manter a segurança do local. Para isso, é necessário que o Corpo de Bombeiros seja consultado antes que se faça um projeto de edificação.

Para quem não conhece o trabalho dos bombeiros, vai muito além do salvamento em momentos de risco. A missão maior está em evitar que acidentes aconteçam, por isso, a prevenção está sendo o melhor caminho para salvar vidas. Várias são as ações que esses técnicos desempenham nas vistorias, como: verificar as condições de armazenamento dos fogos de artifícios que são usados em vários eventos; os locais apropriados de localização das saídas de emergências; se existem materiais inflamáveis no local, porque muitos estabelecimentos manuseiam alguns e nem sabem os riscos que sofrem; os sistemas de ventilação de ar, muito importantes em caso de incêndios, além de outros.

Algumas ações que parecem não surtir um grande efeito, mas que já ajudou a salvar muitas vidas, são as sinalizações bem feitas de localização dos extintores ou das saídas de emergências. Os pisos antiderrapantes e os corrimões também já evitaram muitos acidentes. Os profissionais responsáveis por fazer essa verificação, e cobrar, são os bombeiros. São eles que darão o aval para que o prédio ou demais estabelecimentos funcionem de forma correta e segura para seus utilizadores.

Suas principais atividades são: fazer análises de projetos contra incêndio e pânico, elaborar parecer técnico, averiguar todos e quaisquer locais que ofereçam riscos à população, fiscalizar a venda irregular de gás GLP e combustível, além de outras. As empresas que buscam a DST para estarem de acordo com as normas de segurança, minimizam consideravelmente os riscos de acidentes. Aquelas que não buscam esclarecimentos e andar nos trilhos acabam sofrendo sanções, como foi o caso do Mercado da Produção e do Pavilhão do Artesanato.

Cada tipo de estabelecimento se enquadra em uma exigência diferente, dependendo de alguns fatores. A partir de 750m², é exigido rede de hidrantes e extintores. No caso de hotel, já se pede que em suas acomodações existam “sprinklers”, um tipo de chuveiro automático para extinção do fogo, e sistema de detecção de incêndio, trazendo mais garantia no combate ao foco. Essa é uma forma eficaz e ágil que visa uma melhor cobertura de segurança aos hóspedes.

As vistorias são feitas anualmente e apenas os estabelecimentos que estiverem funcionando dentro da regularidade é que receberão o certificado de segurança. Essa é uma forma legal de saber se a loja que o consumidor frequenta, ou outro tipo de ambiente comercial, oferece segurança à população. Verificar se há o certificado atualizado do Corpo de Bombeiros, também é um direito do cliente, que se sentirá mais seguro nesse ambiente.

Os estabelecimentos que possuem área inferior a 250m², não têm mais a exigência do Projeto Contra Incêndio e Pânico, em que, para este tipo de estabelecimento, agora é feito um Auto de Conformidade. Os benefícios que essa mudança trouxe aos pequenos empresários são inúmeros, afastando toda a burocracia que existia e que agora foi resolvida com esse novo método. “Antes, os pequenos empresários levavam até um mês para regularizar a sua situação. Agora, se ele pegar as informações no próprio site do Corpo de Bombeiros, depois vem aqui e em um dia ele resolve tudo isso, agindo de acordo com as normas de segurança”, destacou o Major Reinaldo.

Os gastos eram grandes, muitos dispendiosos para quem tinha uma empresa de pequeno porte, o que evitava que os donos procurassem a DST para normalizar a sua situação. Hoje, há um maior número de estabelecimentos seguros. A idéia partiu do Major Reinaldo e foi aprimorada pela sua equipe, que teve a incumbência de pôr o projeto em funcionamento. É comprovado que com todo esse aparato técnico durante a inspeção, a segurança nos ambientes aumenta e os riscos de acidentes simples, que sem a devida preocupação poderiam ser alarmantes, diminui.

As residências simples também podem oferecer bastantes riscos às pessoas, desde a sua construção em local impróprio como barreiras, até pequenos descuidos dentro dela. O que as pessoas não sabem é que o Corpo de Bombeiros disponibiliza sempre Seminários e Mini-Cursos que orientam a ter certos cuidados domésticos. As comunidades ou grupos que tenham interesse em saber mais sobre dicas de segurança ou ações que devem ser tomadas em momentos de risco, de forma a também fazer um trabalho preventivo, podem solicitar ao próprio Corpo de Bombeiros uma palestra, como já é feito por algumas escolas e empresas.

O importante para a Corporação é que toda a sociedade esteja protegida e saiba como evitar acidentes. O foco da Secretaria de Segurança Pública Nacional é esse, portanto, os bombeiros utilizam o seu conhecimento para mostrar às pessoas que a prevenção é a solução antecipada dos problemas. Com ela, os riscos são mínimos e a probabilidade de acidentes é reduzida, criando uma sociedade mais consciente e segura.

Nenhum comentário: