sexta-feira, 17 de setembro de 2010

REFLEXÃO...

Por Jabs Barros


Montar um espetáculo teatral em Alagoas é uma vitória, apresentá-lo "dignamente", é outra.

(Jabs Barros)

domingo, 12 de setembro de 2010

CBMAL MOSTRA NOVIDADES NO DESFILE 07 DE SETEMBRO


Por Jabs Barros

O desfile cívico-militar no dia da Independência do Brasil já virou tradição em várias cidades brasileiras e em Maceió não poderia ser diferente. Milhares de pessoas são atraídas para a orla da praia da Avenida no intuito de assistir aos militares marchando para mostrar um pouco de suas atividades, serviços prestados à sociedade e novidades técnicas. Todos os anos o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) marca presença na comemoração e é responsável por incitar grande parte das palmas e gritos de euforia vindos dos espectadores que vibram a cada carro que passa.

O CBMAL sempre busca trazer inovações em suas demonstrações. Em 2010, não poderia ser diferente. Uma das grandes novidades em viaturas, foram os dois carros FORD F-250 adquiridos com a Taxa de Bombeiros 2009. São carros mais fortes e resistentes que chegam mais rápidos em locais de difícil acesso efetuando com sucesso os salvamentos especiais.

Mas a roubada de cena ficou por conta do resgate efetuado com helicóptero. A aeronave ficou a poucos metros de distância do solo. A vítima, após ter sido atendida pelo Resgate de Emergência do Corpo de Bombeiros e SAMU que tomou as primeiras precauções de atendimento, foi levada pelo helicóptero. É a primeira vez que uma ação com helicóptero da Corporação acontece em um desfile de Maceió, com simulação de acidente e resgate por aeronave.

Outra novidade, foi a participação dos alunos do Projeto Bombeiro Mirim. Após quase 10 anos paralisado, esse projeto retorna e já mostra à sociedade crianças com disciplina na execução de coreografias ao comando do Primeiro Sargento Clezivaldo. Essas crianças que são de escola pública, têm instruções semanais de noções de primeiros socorros, prevenções de incêndio, salvamentos em geral, atividades esportivas, atividades profissionais (música, informática, etc.) e educacionais (orientações religiosas, saúde e higiene, educação ambiental), entre outras.

Entre carros operacionais, militares alinhados e vontade de desfilar, estão as crianças que fazem a festa daqueles que se deslocam de suas casas para assistir toda a elegância e magnificência de todos que passam na Avenida. As crianças veem com bons olhos as atividades do bombeiro e muitas sonham em ser um algum dia. Todos bem vestidos e com sorriso no rosto, desviam até mesmo a atenção de outras atividades que acontecem ao redor. Porque o sorriso de uma criança, além de demonstrar a sua satisfação, mostra a sinceridade e honestidade que todas têm pelos bombeiros.

Isso apenas aumenta o prazer de ser bombeiro, eleva o grau de contentamento profissional e deixa claro, mais uma vez, que todos são “Instrumentos de Deus Salvando Vidas”.


Por Jabs Barros